Não é novidade que ao decidirmos comprar algo estamos, na maioria das vezes, colocando alguma carga emocional. Afinal, o processo de tomada de decisão de uma pessoa, em via de regra, passa por sentimentos desde afinidade, até memórias afetivas que são levadas em consideração ao comprarmos desde itens básicos, como roupa, até mesmo imóveis . Nesse sentido, a área de psicologia econômica surgiu para compreender melhor esse processo, dentre outros do mercado econômico. Esse campo de estudo explora como fatores psicológicos, emocionais e comportamentais influenciam as decisões econômicas das pessoas e o funcionamento dos mercados. Nesse sentido, combina insights de psicologia e economia para entender como os indivíduos percebem e reagem a incentivos econômicos, riscos e recompensas.
Para falarmos sobre o assunto, ninguém melhor que a nossa convidada da semana, Vera Rita Ferreira de Mello que é psicanalista e doutora em psicologia econômica, além de ser pioneira na análise de fenômenos econômicos na ótica combinada destas duas áreas. Não só isso, mas Rita também é proprietária do VÉRTICE PSI – Instituto de Psicologia Econômica e Ciências Comportamentais, que presta serviços de consultoria, palestras, cursos, workshops, treinamentos e outros; professora do MBA Economia Comportamental na FGV. Por fim, dentre várias outras atividades que exerce, Vera também é membro do NEC-Núcleo de Estudos Comportamentais, criado no âmbito da CVM, para oferecer recomendações e subsídios técnicos às políticas de educação, informação e orientação ao investidor (de sua fundação, em 2014 ao final de 2018).
Vera já iniciou a nossa conversa diferenciando a psicologia econômica da psicologia financeira, a primeira sendo mais abrangente e holística, focada em mercados e comportamentos humanos, já segunda podendo ser considerada uma linha de pesquisa que foca mais em questões financeiras. Além disso, Vera também abordou outras questões importantes no nosso bate-papo, como a importância de olhar para as especificidades de cada indivíduo e como a assessoria financeira pode ajudar a localizar pontos de mudança essenciais para um planejamento melhor. Vem conferir essa live que tá valendo a pena!