O que você define como características de um BOM LÍDER? Aquele que sabe MOTIVAR uma equipe? Capacidade de DELEGAR funções? HABILIDADE DE RESOLVER CONFLITOS? Todas essas são qualidades importantes na figura de quem vai COMANDAR um projeto. No entanto, não existe uma regra fixa, é preciso entender o CONTEXTO e principalmente saber EQUILIBRAR entre todas essas.
A convidada do bate-papo desta semana, FERNANDA MURADAS é expert no assunto e destaca para ela qual habilidade é imprescindível à um líder: GOSTAR DE PESSOAS. Para Fernanda, essa é uma premissa máxima em um indivíduo no cargo de CHEFIA, é preciso ter um RELACIONAMENTO com a equipe de CONFIANÇA e isso deve ser em VIA DUPLA, seu time deve saber que pode contar com você.
A convidada tem uma perspectiva relevante, tendo em vista a sua carreira, com grande experiência no mundo corporativo e especialização na área de liderança e integração de equipes. Além disso, Fernanda possui um certificado pela Georgetown University em liderança e GEOPOLÍTICA. Em nosso bate-papo, ela fala que acredita ser de extrema importância, mesmo em grandes corporações, ser um líder RECEPTIVO e aberto à ESCUTA.
O cargo de chefia está longe de ser de fácil execução, é COMPLEXO, DIN MICO e desafiador. Tenho certeza que você já deve ter cruzado caminho, ou assistido a algum filme que mostra algum profissional COMPETENTE, que ao assumir alguma liderança não está apto para a função. Isso ocorre porque comandar outras pessoas exige não apenas ter habilidades, mas saber utilizá-las, conforme o contexto e de acordo com as múltiplas personalidades que podem formar uma equipe.
Essas foram algumas das reflexões que fizemos durante o bate papo da live, se quiser conferir um pouco mais, assista o papo completo!