O CAMPO POLÍTICO, muitas vezes, pode fugir de previsões e projeções esperadas. Esse é o caso da ELEIÇÃO E POSSE do atual PRESIDENTE DA ARGENTINA, JAVIER MILEI, que aconteceu em 2023. Uma figura conhecida por posições POLÊMICAS, Milei é LÍDER DO PARTIDO LA LIBERTAD AVANZA e se autodenomina como ANARCOCAPITALISTA, ele se destaca, dentre outros motivos, por se alinhar a uma visão LIBERAL CLÁSSICA e por criticar o INTERVENCIONISMO ESTATAL.
A ascensão desse político se alinha a um momento difícil que a Argentina passa ECONOMICAMENTE e POLITICAMENTE. Dentre os principais problemas enfrentados estão DIVIDAS EXTERNAS, INFLAÇÃO ELEVADA, DEPENDÊNCIA DE COMMODITIES, INSTABILIDADE GOVERNAMENTAL, para se dizer o mínimo.
Questões complexas, profundas, que requerem um debate e olhar preparado para discutir todos os BASTIDORES dessa eleição surpreendente. Para isso, não poderia contar com ninguém menos que Celso Grisi, formado em DIREITO, pela USP e, atualmente, professor da FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO (FIA) e da FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA USP.
Celso me contou que o resultado das eleições não é tão surpreendente e simboliza um contexto de CAOS que nossos vizinhos argentinos enfrentam há anos.
Um bate-papo denso, mas muito interessante, sobretudo, quando colocamos em perspectiva que o que acontece na Argentina é um reflexo e também influencia o contexto político da AMÉRICA LATINA, que tem sido permeado de POLARIZAÇÕES, POPULISMOS E FIGURAS POLÊMICAS. É claro que o convidado traz diversos dados e informações que apenas um professor ligado no assunto consegue fazer.
Não fique fora dessa, assista essa live para não ficar de fora!