O marketing surgiu como um conjunto de atividades, processos e estratégias, que criam valor a um produto e, assim, podem gerar a sua venda. No entanto, com a chegada do digital, o MARKETING vem sofrendo mudanças e uma necessidade de renovação. Isso ocorre porque agora os consumidores têm acesso à informação e também possuem plataformas individuais para contar da experiência com determinado produto. Um exemplo disso, é quando antes de comprarmos qualquer nova tecnologia, entramos em sites de reviews, ou então ao alugarmos um lugar para nos hospedar, ignoramos o que o vendedor afirma e nos baseamos nos comentários de outros consumidores. Fica claro, assim, a necessidade de novas estratégias.
Em uma verdadeira aula que tive, quando conversei com CAMILA RENAUX, consultora, mentora de profissionais e eleita 3 vezes melhor profissional de Marketing do Brasil, ela me contou várias estratégias importantes para empreendedores. Longe de vender “fórmulas mágicas”, Camila é muito bem preparada e consegue observar lacunas e falhas específicas de cada comércio. Isso é outra coisa que Camila preza, o olhar individualizado para as necessidades de um negócio. A especialista tem uma visão perspicaz de quais estratégias devem ser usadas e o porquê de que algumas vezes elas não funcionarem.
Como eu disse, essa live foi uma uma experiência educativa, com explicação do porquê usar determinados recursos, ou ferramentas e com os motivos pelos quais um negócio pode estar falhando. Camila tem a habilidade de explicar com entusiasmo e de maneira prática, é rápida nas suas respostas e muito clara. Acredito que assim como eu, você vai ficar preso nessa conversa que é fluída e dinâmica. Vem conferir que tem bastante material.