No replay dessa live, recebo Mariana Barros, especialista em comunicação intercultural, para uma conversa descontraída sobre as diferenças culturais e o impacto que podem ter no ambiente de trabalho. Exploramos como essas nuances, quando não bem conduzidas, podem até mesmo afetar o sucesso de uma empresa. Demos alguns exemplos práticos e, claro, divertidos: enquanto no Brasil o chefe convidar um funcionário para um drink pode ser interpretado como assédio, na Coreia recusar seria considerado um verdadeiro “faux pas”.
Falamos também sobre curiosidades que fazem parte do cotidiano, como a frequência de banhos dos brasileiros – que, acredite, pode surpreender outros países – e a questão de escovar os dentes em locais públicos, visto como anti-higiênico se não feito no Brasil, mas quase “indelicado” em alguns lugares do mundo.
Se você se interessa pelo tema de expatriação, adaptação cultural e quer entender melhor as sutis, mas importantes, diferenças que podem transformar um encontro casual em um desastre diplomático, essa live é para você!